●๋• Páginas ●๋•

sexta-feira, dezembro 29, 2017

Pólo de Barbeiro: símbolo da profissão é um legado da sangria

Pólo de Barbeiro: símbolo da profissão é um legado da sangria.

Listrado em vermelho e branco, às vezes com um pouco de azul, o tradicional pólo de barbeiro girando ao lado de uma pequena loja, sinaliza, atualmente, um lugar onde os homens podem cortar o cabelo, fazer a barba e jogar conversa fora.

 Mas nem sempre foi assim...

Na Idade Média, o pólo de barbeiro em vermelho e branco sinalizava o local de atuação dos barbeiros-cirurgiões, onde as pessoas iam não apenas para cortar o cabelo ou fazer a barba, mas também para sangria e outros procedimentos médicos e odontológicos.

Após a conclusão do procedimento cirúrgico, os barbeiros colocavam as bandagens para fora e as penduravam como forma de propaganda. Com o vento, as bandagens ensanguentadas giravam e se retorciam, formando o padrão de espiral vermelho e branco.

Assim, historicamente, o póle de barbeiro representa as bandagens ensanguentadas que ficavam envolvidas em torno de um poste.

 Uma outra interpretação das cores do poste de  barbeiro, é que o vermelho representa o sangue arterial, o azul é o símbolo do sangue venoso e o branco retrata as bandagens.

Curiosidade:
Em Forest Grove, Oregon, encontra-se o "mais alto Barber Pole do mundo" com 22 metros de altura.


http://4.bp.blogspot.com/-1XZFyUY867o/Tbb_6VR5T6I/AAAAAAAAAhs/6v8-QtQog3A/s1600/Blog+Alex+Oliveira+%2528NEW%2529.jpg

Nenhum comentário:

Powered By Blogger